Header Ads

  • Breaking News

    População de Ipirá é beneficiada com sistemas de dessalinização do Programa Água Doce

    O Governador Rui Costa e o secretário Estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, realizam no próximo sábado (04/05), a partir das 09h, na cidade de Ipirá (localidade de Estaleiro) a entrega de oito sistemas de dessalinização do Programa Água Doce (PAD), que beneficiará, com a oferta de água potável, 635 famílias de comunidades rurais do município. Só em Ipirá foram investidos cerca de R$ 1,5 milhão nesta primeira etapa, beneficiando as localidades de Amparo, Cachoeirinha, Cascavel, Estaleiro, Hu, Rosário, Vista Nova, Sitio Novo.

    A população do município e região está convidada a participar deste momento que marca o início de uma nova realidade e melhoria na qualidade de vida para a população de Ipirá, com a oferta de água potável para famílias que não eram atendidas por um sistema de abastecimento.

    Com investimento total de mais R$ 60 milhões, o convênio com o Estado da Bahia é o maior no âmbito do Programa Água Doce e tem como meta a implantação, recuperação e gestão de 385 sistemas de dessalinização, disponibilizando água potável a cerca de 160 mil pessoas residentes em 41 municípios do semiárido baiano.

    O Programa visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação, recuperação e gestão de sistemas de dessalinização.

    O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com diversas instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil. Na Bahia, este arranjo institucional possui representações da Sema, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), da Companhia de Engenharia Hídrica de Saneamento da Bahia (Cerb),  Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Bahia Pesca e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). No âmbito municipal são constituídos os Núcleos Locais, formado por representantes da comunidade, por meio da assinatura de acordos de gestão dos sistemas.

    Post Top Ad

    Post Bottom Ad


    ad728