Resgate da mandiocultura em Celebração ao dia mundial da alimentação
O dia 16 de outubro é celebrado pela FAO - Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) o Dia Mundial da Alimentação. Desde 1981, em 150 países de todo o mundo promovem atividades para debater esse tema, promover uma maior a conscientização sobre a necessidade de garantir uma segurança alimentar e nutricional para todos e reunir esforços internacionais para derrotar a fome no planeta.
Em Pintadas, o Dia Mundial da Alimentação foi celebrado com o resgate cultural dos mutirões para fabricação coletiva e solidária da farinha e derivados de mandioca na comunidade Lameiro. Há 10 anos que não se colhia mais mandioca na região, devido a perda da produção em decorrência das mudanças climáticas que impactam cada vez mais na agricultura familiar. Como consequência, muitas casas de farinha foram desativadas e a cultura da “farinhada” ou “tarefada” foi se perdendo ao longo dos anos.
A gastronomia da mandioca é riquíssima e traz lembranças de fartura, solidariedade e comunidade alimentada. Com o resgate da cultura “farinhada”, vem junto a casa de farinha (agroindústria), o resgate cultural (mutirão – “boi roubado”, samba, cantiga de roda) o resgate de memórias do passado (forma de trabalhar – trabalho solidário). A celebração da produção da mandioca é um momento festivo de reencontros, solidariedade, união e partilha.
publicidade
Dia da Alimentação ou WorldFoodDay 2022 - foi marcado com vários desafios globais (pandemia, conflitos, mudanças climáticas, aumento dos preços e tensões internacionais). Tudo isso afeta a segurança alimentar global. Por isso, este ano o Tema celebrado pela FAO é: “Não deixar ninguém para trás – melhor produção, melhor nutrição, melhor meio ambiente e uma vida melhor”.
Em cerimônia no Rio de Janeiro com mais de 40 autoridades do setor de agricultura e alimentação do Brasil e de outros países do mundo, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e diversas entidades reuniram organizações de diversos setores para dar visibilidade à necessidade de uma ação urgente e coletiva para garantir alimentos saudáveis e acessíveis a todas as pessoas.)
Nenhum comentário
Após análise dos responsáveis seu cometário ficará visível ou não.
A REDE IPW AGRADECE, VOLTE SEMPRE
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.