UPB presta solidariedade ao prefeito Dudy de Ipirá por ataque de servidores
A União dos Municípios da Bahia (UPB) vem a público manifestar solidariedade ao prefeito Edvonilson Santos, o Dudy do município de Ipirá, que tem sofrido ataques de categorias de servidores por, de forma responsável, não conceder aumento fora da capacidade fiscal do município. A UPB ressalta a postura correta do gestor ao seguir o entendimento do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) que, em 30 de março deste ano, emitiu parecer sobre o reajuste do piso salarial do magistério, orientando que o percentual de 33,24% deve ser aplicado apenas para alcançar o salário base de R$3.845,63, por 40 horas semanais, e não necessita ser aplicado de forma igual às demais faixas salariais da carreira.
A UPB considera importante a valorização dos profissionais da educação, todavia considere que a valorização salarial, muitas vezes, esbarra em questões orçamentárias e legais, impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), dispositivo este que recomenda aos gestores não comprometer mais de 54% da receita corrente líquida do município com o pagamento de pessoal. Diante do exposto é recomendado prudência para que a gestão mantenha a capacidade de investimento e arque com o compromisso de pagar a folha de servidores e os fornecedores em dia.
publicidade
Para além das questões expostas, os municípios vivem o comprometimento de suas receitas com a ampliação e a municipalização de serviços, ocorridas nas últimas duas décadas, gerando aumento de despesas sem a contrapartida de repasse da União nas mesmas proporções. Esse desequilíbrio afeta drasticamente as gestões locais e representa um desafio extra aos gestores públicos. Desse modo, a UPB reforça o apoio ao prefeito Dudy e aos demais prefeitos e baianos que enfrentam dificuldades em conceder aumentos salariais, desejados, mas acima do exigido por lei.
Salvador, 17 de maio de 2022
Nenhum comentário
Após análise dos responsáveis seu cometário ficará visível ou não.
A REDE IPW AGRADECE, VOLTE SEMPRE
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.