Header Ads

  • Breaking News

    IPAC inicia homenagem aos museólogos e museus baianos


    Começa hoje (18), no Dia do Museólogo, homenagem especial a esses profissionais e aos museus baianos, que incluirá campanha digital sobre as programações artístico-culturais da temporada de verão 2019 nos museus estaduais e outras ações. A iniciativa é do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), da Secretaria de Cultura (SecultBA), que coordena a política museológica e detém os mais importantes museus. Dentre eles, o Museu de Arte Moderna (MAM), localizado no Solar do Unhão, Palacete das Artes, na Graça, Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, Centro Cultural Solar Ferrão, no Pelourinho. A programação completa dos museus estará disponibilizada on line a partir do dia 26 deste mês.

    1. Smart TV LED 43” Samsung Series 5 J5290 Full HD - Wi-Fi Conversor Digital 2 HDMI 1 USB

      Smart TV LED 43” Samsung Series 5 J5290 Full HD - Wi-Fi Conversor Digital 2 HDMI 1 USB

      de R$ 1.999,00
      por R$ 1.599,00
      em até 10x de R$ 159,90
      sem juros
      ou R$ 1.439,10 à vista
    “Além de importantes instrumentos de preservação da memória de um povo, difundindo os patrimônios materiais e imateriais do estado, os museus baianos salvaguardam e disseminam informações e se tornaram centros aglutinadores da população para reflexão, entretenimento e socialização de baianos e turistas”, explica o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira. Juntos, os museus do IPAC somam mais de 400 atividades gratuitas a cada mês. A frequência atingiu mais de 350 mil pessoas em todos os espaços do IPAC durante essas campanhas. Os museus do IPAC (www.ipac.ba.gov.br/museus) têm acesso gratuito de terça-feira a domingo, sempre no turno da tarde, em Salvador e interior do estado.

    MUSEÓLOGOS – Nos últimos quatro anos foram empreendidos esforços do Instituto para implantar o Programa de Dinamização de Museus, através de novas exposições, ampliação de acervos, promoção de palestras, peças teatrais e shows musicais aumentando em mais de 60% a frequência nesses equipamentos. Em quatro anos esses museus produziram cerca de 200 ações expositivas, 450 eventos artístico-culturais e 600 atividades educativas.  As apresentações juninas de Zelito Miranda, depois Amanda Santiago e o acústico de Daniela Mercury, todos no MAM, são alguns deles. “Os museólogos e as equipes de profissionais dos museus foram fundamentais nesse processo, pois propõem ações de excelência e com muita criatividade, mesmo lidando com problemas logísticos e de recursos”, ressalta João Carlos de Oliveira.

    O IPAC/SecultBA participa ainda de campanhas fixas anuais nacionais e internacionais em benefício dos museus. Dentre elas, a Semana de Museus que comemora o Dia Internacional do Museu, a 18 de maio, reunindo mais de 1,1 mil participantes e 3,2 mil eventos em 489 cidades de 26 estados brasileiros. As inscrições para a 17ª edição de 2019 já estão abertas e se encerram em 17 de março no site do Ibram/MinC. O IPAC promove também a Primavera de Museus em setembro, se integrando aos 900 espaços museológicos e com 2,5 mil atividades em todo o país.

    1. iPhone XR Apple 64GB Preto 4G Tela 6,1” Retina - Câmera 12MP + Selfie 7MP iOS 12 A12 Bionic Chip

      iPhone XR Apple 64GB Preto 4G Tela 6,1” Retina - Câmera 12MP + Selfie 7MP iOS 12 A12 Bionic Chip

      de R$ 5.199,00
      por R$ 4.699,00
      em até 10x de R$ 469,90
      sem juros
      ou R$ 4.464,05 à vista
    WANDERLEY PINHO e MORRO DE SÃO PAULO – Parque Castro Alves em Cabaceiras e Museu do Recolhimento em Santo Amaro também são coordenados pelo IPAC. Já o Museu Wanderley Pinho, em Candeias, ganhou ação inédita em parceria com a Secretaria de Turismo (Setur), já com contratos de estudos de viabilidade técnica, socioeconômica e ambiental, projetos executivos de arquitetura, restauração, paisagismo e de engenharia para esse importante equipamento do século XVII. Ainda com a Setur, o IPAC apresentou os museus baianos na 45ª ABAV, em São Paulo. “Os museus são fundamentais para a permanência dos turistas na Bahia ao possibilitar contato com a história e memória locais”, disse à época o subsecretário de Turismo, Benedito Braga. No mesmo evento foi lançada a marca ‘Museus da Bahia’ apresentando 40 museus da capital e interior, com as ações promocionais #VemPraBahia e #VemProMuseu.

    Em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Baixo Sul, o IPAC participou do restauro da Fortaleza de Morro de São Paulo com recursos de R$ 8,5 milhões do BNDES para transformá-la em espaço museológico. Já em parceria com a Secretaria de Comunicação (Secom), o IPAC criou as campanhas #MusEuCurto, #MusEuCuido e #MusEuVou, produziu os vídeos Rota de Museus 1 (https://goo.gl/uQS9NG) e 2 (https://goo.gl/vphG2s). Conheça vídeos dos museus (https://goo.gl/HriC4J), educação patrimonial (https://goo.gl/rJggpk) e Dinamização (https://goo.gl/S4EyRn). Acesse: www.ipac.ba.gov.br, facebook ‘Ipacba Patrimônio’, twitter ‘@ipac_ba’ e instagram ‘@ipac.ba’.

    Assessoria de Comunicação – IPAC, em 18.12.2018
    Assessor de Imprensa: Geraldo Moniz de Aragão (DRT-BA nº 1498) - (71) 99110-5099, 9922-1743, 3117-6490, 3116-6673
    Facebook ‘Ipacba Patrimônio’
    Twitter ‘@ipac_ba’
    Instagram ‘@ipac.patrimonio’

    Post Top Ad

    Post Bottom Ad


    ad728