Header Ads

  • Breaking News

    SecultBA alcança as metas das vistorias para orientação de Pontos de Cultura em 2017

    As próximas vistorias serão em 23 pontos de cultura da Região Sudoeste, em Vitória da Conquista e cidades vizinhas
     
    Mais de 90 Pontos de Cultura e 55 municípios visitados em 10 territórios culturais. Esta é a meta que foi estabelecida pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), para este ano. A meta será alcançada com antecipação de três meses, após as 23 vistorias agendadas para setembro na região Sudoeste, em Vitória da Conquista e cidades vizinhas. As vistorias nos Pontos de Cultura viabilizam orientação para o bom desempenho dos projetos desenvolvidos em parceria com o Governo do Estado, de acordo com os editais de seleção.

    De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), Sandro Magalhães, para obter o apoio, o grupo ou entidade, deve comprovar, no mínimo, três anos de criação formal e de atividades comprovadamente desenvolvidas. Cada projeto pode ter até três anos de duração, recebendo R$ 60 mil por ano. “Para receber as parcelas, os Pontos de Cultura devem fazer a prestação de contas sobre os valores já recebidos”, alerta o superintendente.

    O gestor ressaltou que a Bahia é o único estado do Brasil que mantém uma rede de pontos de cultura, abrangendo os 27 territórios de identidade espalhados por todo o Estado. O superintendente acrescentou que a Bahia é referência nacional pelo trabalho cultural desenvolvido nas comunidades, através de grupos de fomento da cultura e da cidadania.

    Entre os itens que constam das orientações, estão a execução financeira e a prestação de contas, além de alterações nos planos de trabalho, quando há necessidade, por parte das entidades proponentes. A presença dos técnicos no local onde estão sediados os pontos de cultura é uma reivindicação dos proponentes que podem tirar dúvidas sobre a utilização dos bens adquiridos com o projeto, por exemplo.

    Estes bens precisam estar devidamente identificados e cumprirem a finalidade para a qual foram adquiridos, além de estarem guardados em locais protegidos com a devida manutenção. O coordenador da Diretoria de Cidadania Cultural da Sudecult, Ilton Cândido, destacou a importância de oferecer condições de salubridade neste cuidado com o acervo adquirido com os recursos do edital de seleção.

    “Pintadas, Itabuna, Jacobina, Lapa, Piritiba, Capim Grosso, Gavião, Baixa Grande e muitos outros municípios já receberam nossas equipes”, afirmou o coordenador. Interessados em saber como elaborar projetos a serem desenvolvidos em suas comunidades em Pontos de Cultura podem acessar a relação dos requisitos no endereço eletrônico www.cultura.ba.gov.br.

    Pontos de Cultura são projetos financiados e apoiados pelo Governo do Estado da Bahia e implementados por entidades governamentais ou não governamentais, de acordo com o Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura do Brasil (MinC).

    Post Top Ad

    Post Bottom Ad


    ad728