Header Ads

  • Breaking News

    Estrutura das escolas é disponibilizada para que estudantes se inscrevam no ENEM


    A Secretaria da Educação do Estado está promovendo o “Dia E” nas escolas estaduais como parte das estratégias de mobilização dos estudantes para as inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Com isto, a partir desta quinta-feira (11) até o último dia de inscrição (19/5), as escolas estarão disponibilizando os laboratórios de informática, secretarias e outras salas com computadores e acesso à Internet para que, com o auxílio de professores e gestores, os estudantes garantam suas inscrições para o exame.
    A iniciativa faz parte da campanha ENEM 100% que a Secretaria da Educação do Estado está desenvolvendo, conforme explica o superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado, Ney Campello. “Este esforço da Secretaria, que coloca toda a sua estrutura da rede à disposição dos estudantes concluintes do Ensino Médio para a inscrição no ENEM, decorre da correta compreensão de que o ENEM se constitui, hoje, em um portal de acesso destes estudantes às instituições de Ensino Superior e ao mundo do trabalho”, afirma, ao acrescentar que “a não realização das provas do ENEM significa ficar à margem das possibilidades em que o mundo do trabalho e as carreiras acadêmicas oferecem aos nossos estudantes”.
    No “Dia E” no Colégio Estadual Rômulo Almeida, no bairro do Imbuí, em Salvador, nesta quinta-feira (11), gestores e professores passaram nas salas de aula incentivando os estudantes para a inscrição. “Esta mobilização é importante porque humaniza o tratamento com os nossos alunos que, muitas vezes, deixam de fazer a inscrição por falta de acesso à Internet ou mesmo por não conseguirem viabilizá-la no site. Então, a nossa contribuição os estimula a pensarem que o primeiro passo para a realização do sonho de ingressarem na universidade é através do ENEM”, destaca o diretor Elísio Santos.

    A estudante Gisele Torres, 16 anos, fez a inscrição, na sala da direção, e fala que os apoios da escola e da gestão foram essenciais. “Estou feliz porque agora estou, oficialmente, concorrendo ao ENEM. A minha opção foi pelo curso de Medicina, pois o meu sonho é ser pediatra para cuidar das crianças. Então, hoje pode ser o início dessa caminhada rumo à faculdade”, conta. A colega Andreza Reis, 17 anos, também fala sobre este respaldo. “Já estava preocupada porque, em casa, estava dando erro. Felizmente, o diretor Elísio me incentivou e ajudou para que tudo desse certo no final”.
    No Colégio Estadual de Abrantes, em Vila de Abrantes, distrito do município baiano de Camaçari (a 46 km de Salvador), o estudante Herbert Jesus Jr., 18 anos, aspirante ao curso de Psicologia, também conseguiu, com o apoio da escola, efetivar sua inscrição. “Acabei de me inscrever no ENEM graças a esta campanha do “Dia E” aqui na escola, que está sendo muito positiva, porque está dando uma oportunidade aos alunos que, como eu, não têm Internet em casa”, declara. 
    O diretor da unidade, Adriano Sousa, conta que a ação de mobilização será intensificada neste sábado (13), quando a escola ficará aberta das 8h às 12h com esta finalidade. “Nossa meta é que todos os nossos 250 alunos do 3º ano se inscrevam. Acredito que iremos alcançar este objetivo, porque os alunos que não têm acesso à Internet doméstica ou mesmo estão tendo dificuldades para fazer a inscrição em casa e estão nos procurando, compreendendo que o exame é uma porta para a universidade pública e gratuita”, afirma o gestor.
    Além de apoio para as inscrições, o ENEM 100% envolve várias ações articuladas como a realização de aulões, simulados e a disponibilização de conteúdos digitais no Portal da Educação. A rede estadual tem 125 mil alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio aptos a realizar o ENEM.
    Isenção
    Os estudantes da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual de ensino possuem isenção garantida na inscrição do ENEM. Para isto, eles devem informar, no ato da inscrição o seu CPF e a data de nascimento. Com esses dados, o sistema identifica automaticamente quem são os alunos de escolas públicas e o valor, que seria de R$ 82, é liberado. A inscrição pode ser feira através do portal do Inep.
    Portal da Educação – Para auxiliar os estudantes na preparação para o ENEM, além das salas de aula, a Secretaria da Educação do Estado disponibiliza mais de quatro mil conteúdos digitais educacionais no Ambiente Educacional Web. São conteúdos de todas as disciplinas das áreas de conhecimento, inclusive videoaulas, e de todos os níveis de ensino, produzidos e/ou catalogados por educadores da Rede Anísio Teixeira. 

    Post Top Ad

    Post Bottom Ad


    ad728