Header Ads

  • Breaking News

    OSBA se apresenta no Pelourinho nesta sexta (22), às 14h


    O projeto Cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) faz apresentação gratuita nesta sexta-feira (22), às 14h, no Centro de Documentação e Memória (Cedom) do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), localizado na Rua Gregório de Mattos, n° 29, Pelourinho, Centro Histórico de Salvador. Criada em 1982, a Osba é uma companhia estadual que integra os corpos artísticos do Teatro Castro Alves da Fundação Cultural do Estado, instâncias da Secretaria de Cultura (SecutBA).

    O projeto surgiu na década de 1980, para difusão da música de concerto como estímulo à formação de plateias e o aperfeiçoamento dos músicos. As apresentações são realizadas em igrejas, centro culturais, instituições filantrópicas e de ensino superior. “O Cameratas conta a história de compositores baianos, e trabalha com a formação de plateia. A ideia do IPAC é fundamental para a divulgação da música clássica no Centro Histórico”, afirma a coordenadora do projeto, Fátima Guimarães.

    CURSOS e PALESTRAS – O Cedom é referência na área de documentação e arquivos sobre o patrimônio cultural. O equipamento se responsabiliza pela custódia, conservação, processamento técnico e divulgação de textos, fotografias, vídeos, mapas, plantas arquitetônicas e publicações produzidas pelo IPAC ao longo de 50 anos.

    A apresentação integra o ‘Calendário da Cedom/IPAC’ que homenageia o Mês da Independência da Bahia. São palestras, cursos e oficinas abertas a qualquer interessado. As atividades acontecem sempre das 14h às 17h na sede do Cedom e continuam até 26 de julho, quando ocorre a palestra ‘Joalheria escrava baiana: a construção histórica do design de joias brasileiro’ com a professora-doutora Ana Beatriz Simon Factum. A programação é gratuita e tem vagas limitadas.

    O regente titular da Osba é o maestro Carlos Prazeres. A orquestra já se apresentou com Luciano Pavarotti, Montserrat Caballé e Milla Edelman, além do Ballet Kirov, Ballet Bolshoi (Rússia), Ballet da Cidade de Nova York e várias óperas. Mais dados sobre a apresentação no Pelourinho, via telefone (71) 3116-6945 Acesse o site www.ipac.ba.gov.br, facebook ‘Ipacba Patrimônio’, twitter ‘@ipac_ba’ e instagram ‘@ipac.patrimonio’.

    Fotos em BAIXA resolução em ANEXAS.

    Crédito Fotográfico obrigatório Fotos – Lei nº 9610/98: Maurício Serra e Isabel Gouveia
    Assessoria de Comunicação – IPAC, em 20.07.2016
    Jornalista responsável Geraldo Moniz (DRT-BA nº 1498)
    (71) 99110-5099, 99922-1743
    Coordenação de Jornalismo e Edição: Marco Cerqueira (DRT-BA nº1851)
    (71) 98234-9940, 3117-6490, 3116-6673
    Texto-base: Ully Gomes (estagiária de jornalismo)
    Facebook: Ipacba Patrimônio - Twitter: @ipac_ba

    Post Top Ad

    Post Bottom Ad


    ad728