Header Ads

  • Breaking News

    Campanha contra a hepatite começa nesta segunda em Petrópolis, no RJ

    A campanha pelo Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais começou nesta segunda-feira (28) em Petrópolis, na Região Serrana do Rio. As ações são realizadas nas unidades de saúde com a mobilização de moradores das comunidades e vacinação na sede do Programa DST/Aids e Hepatites, que funciona no prédio anexo do Hospital Municipal Nelson de Sá Earp. Durante toda a semana, no local, serão feitos gratuitamente os testes rápidos para detecção da doença.
    Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), dois bilhões de pessoas no mundo já tiveram contato com o vírus da hepatite B (VHB). Em Petrópolis, os dados divulgados pelo Programa DST/Aids mostram que em 2012 foram notificados 12 casos novos de Hepatite B na cidade, representando uma incidência de 4%. De Hepatite C, foram 66 registros no município, o que representa uma incidência de 22,2%. “A expectativa é de realizar 30 testes por dia, em média, até sexta-feira (1º). É importante que as pessoas participem da mobilização e que venham tirar suas dúvidas”, disse a coordenadora do Programa DST/Aids, Maria Inês Ferreira.
    Os testes rápidos (com resultado em aproximadamente 20 minutos) poderão ser realizados de segunda (28) à sexta-feira (1º), de 8h às 17h. A vacina contra a Hepatite B pode ser encontrada nas unidades de saúde e no setor de Epidemiologia, ao lado do Hospital Municipal Nelson de Sá Earp. Ela é indicada para pessoas com idade até 49 anos e para os públicos específicos, conforme indicações do Ministério da Saúde. Dentre eles estão grávidas após o primeiro trimestre de gestação, trabalhadores da saúde, bombeiros e doadores de sangue. Ainda fazem parte do público-alvo, coletores de lixo hospitalar e domiciliar, doadores de sangue, e homens e mulheres que mantêm relações sexuais com pessoas do mesmo sexo.
    O objetivo da campanha é sensibilizar e informar profissionais de saúde e toda a sociedade sobre a importância da prevenção. Devem se vacinar ainda manicures, pedicures e podólogos, portadores de DST, caminhoneiros, entre outros.

    Post Top Ad

    Post Bottom Ad


    ad728