Header Ads

  • Breaking News

    Programa Mais Médicos divulga total de participantes

    06/08/2013 12:23 - Portal Brasil
    O anúncio está previsto para acontecer às 14h30 e poderá ser acessado, ao vivo, na Webradio Saúde ou no Blog da Saúde

    O Programa Mais Médicos prevê melhoria do atendimento aos usuários do SUS, investimento em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde     Será divulgada, nesta terça-feira (6), a lista de profissionais brasileiros que confirmaram a participação no Programa Mais Médicos e os municípios autorizados a receber as ações do programa. Também será apresentado o novo cronograma com as próximas etapas do programa. O anúncio será feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e está previsto para acontecer às 14h30 com transmissão ao vivo na Webradio Saúde ou no Blog da Saúde
         O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, que prevê investimento em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde não existem profissionais.

         As vagas serão oferecidas prioritariamente a médicos brasileiros, interessados em atuar nas regiões onde faltam profissionais. No caso do não preenchimento de todas as vagas, o Brasil aceitará candidaturas de estrangeiros.
         Com a implantação do Mais Médicos, será possível contratar cerca de 10 mil médicos, que atuarão em regiões em que há carência por profissionais. Os inscritos no programa receberão bolsa federal de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, mais ajuda de custo e, ainda, farão especialização em atenção básica durante os três anos do programa.

    Inscrições

         Até o final de julho, o Programa Mais Médicos para o Brasil encerrou seu primeiro mês de seleção com 4.657 médicos cadastrados. Desse total, 3.891 possuiam registro profissional válido no País e 766 destes, possuem diplomas do exterior.
         O Ministério da Saúde estabeleceu filtros para identificar inconsistências nos cadastros antes da confirmação das inscrições. Apesar da possibilidade de correção de dados e apresentação de documentos, 7.278 médicos mantiveram registros de CRM (Conselho Regional de Medicina) inválidos e, portanto, não tiveram suas inscrições confirmadas.  Os médicos inscritos com documentos pendentes e com informações inconsistentes terão oportunidade de fazer as correções e concluir seu cadastro na próxima seleção do programa.
         No mesmo período avaliado, o programa recebeu inscrições de 3.511 municípios, ou seja, 63% das cidades do País fizeram solicitação de médicos.  A região com mais municípios inscritos foi o Nordeste, com 1.179, seguido do Sudeste, com 917 municípios. O Sul registrou 806 municípios inscritos, o Norte com 328 e o Centro Oeste, com 281.

    Post Top Ad

    Post Bottom Ad


    ad728