Header Ads

  • Breaking News

    Pintadas sedia a V Conferência Territorial de Cultura da Bacia do Jacuípe

         Nos dias 15 e 16 de agosto a cidade de  Pintadas sediou a V Conferência Territorial de Cultura, reunindo gestores, artistas e representantes de grupos dos 14 municípios da Bacia do Jacuípe, para a  proposição de políticas, programas e ações para o campo cultural no Território e na Bahia.
    Na Quinta-feira, dia 15, durante a  noite foi dada a abertura da Conferência,  ao som da “Filarmônica  Lira 6 de Agosto” de Pé de Serra e com a apresentação do ator Clécio, também da cidade de Pé de Serra encenando o monólogo “A vizinhança”, a poesia de Puluca Pires, do município de Ipirá   e a  Fundação Cultural Gibão de Couro, de Várzea da Roça apresentou o espetáculo  “Navio Negreiro”encantando  todo  o público presente.
         Na sexta-feira, dia 16, foram Uma das propostas de maior discussão foi a distribuição dos recursos para o interior e região metropolitana. A proposta pede que os recursos sejam divididos em 50% para o interior e 50% para Capital e Região Metropolitana.apresentadas propostas prioritárias para que os recursos destinados para a cultura sejam feitas de formas iguais para todos.
    Para representar o Território da Bacia do Jacuípe na Conferência Estadual, foram eleitos cinco delegados, sendo que três são representantes da sociedade civil e dois representando o poder público.
    As Conferências de Cultura são espaços de debate e proposição de políticas, programas e ações para o campo cultural, por representantes do poder público, da sociedade civil, das comunidades culturais, artistas, produtores, agentes e articuladores.
         É uma das formas da sociedade civil interferir e participar da formulação e execução das políticas culturais, visando garantir uma gestão democrática da política cultural do município, do estado e do país.
    A V Conferência Estadual de Cultura da Bahia ocorrerá na cidade de Alagoinhas, entre os dias 10 e 13 de outubro. Este ano, o evento tem o tema: “Uma política de Estado para a cultura: desafios do Sistema Estadual de Cultura”. Já a III Conferência Nacional de Cultura acontecerá em Brasília de 26 a 29 de novembro de 2013.
    FONTE: 

    Post Top Ad

    Post Bottom Ad


    ad728