12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia discute Luz, Ciência e Vida


 
Evento conta com a participação da SecultBA para mobilizar jovens e crianças em torno de temas e iniciativas de ciência e tecnologia

Conhecer, testar e interagir com as criações nas áreas de ciência, tecnologia, games e robótica. Esse é o objetivo da 12º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), que será realizada entre os dias 22 e 25 de outubro, no Senai/Cimatec,  em Piatã.
Com o tema Luz, Ciência e Vida, o evento deste ano terá feiras de ciência: inovação e oportunidades e palestras com as temáticas: Cybersegurança no Brasil; Transformando Soluções em Ganhos para a Sociedade; A indústria de games no Brasil; Energias Renováveis na Bahia e Luz, Som e Espaço. Além de dois talk shows: ‘A internet de tudo’ e ‘Qual é a neura da ciência’?.
A abertura acontecerá na quinta-feira (22), às 19h e contará com a presença do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Manoel Mendonça, o físico e pesquisador Marcelo Gleiser (Dartmouth College, USA), o físico Alberto Brum (AAAB) e o diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Saulo Carneiro e outros pesquisadores.
A SecultBA participará do evento com um stand que contará com notebooks da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé instalados para que o público possa acessar seu conteúdo, acervo e publicações, além do espaço da Campanha Leia e Passe Adiante, que busca despertar de maneira lúdica o interesse pelo ato de ler, compartilhar leituras e livros e estimular a formação de uma rede de leitores, contadores de histórias e doadores de livros. O stand da Secretaria contará ainda com a exibição de vídeos institucionais e de propostas apoiadas através dos mecanismos de fomento a cultura (Fundo de Cultura da Bahia e Fazcultura) e distribuição e consulta de catálogos e publicações de produtos apoiados pela Secretaria e suas unidades vinculadas – Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Fundação Pedro Calmon (FPC) e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). Na sexta-feira (23), às 9h, o evento contará com a presença da diretora de Economia Criativa da SecultBA, Roseane Patriota, que falará sobre Economia Criativa na palestra Inovações e Oportunidade
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi instituída em 2004, por decreto presidencial, para mobilizar jovens e crianças em torno de temas e iniciativas de ciência e tecnologia. “A SNCT é a oportunidade de mostrar o papel da ciência e tecnologia para o desenvolvimento social, como instrumentos decisivos para o crescimento, sustentabilidade e o desenvolvimento da Bahia”, disse o secretário da Secti, Manoel Mendonça.
 
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Quando: 22 a 25 de outubro de 2015, de 9h às 21h.
Endereço: Senai/Cimatec (Av. Orlando Gomes, em Piatã – Salvador, BA)
Quanto: Grátis
Mais informações:
 
Assessoria de Comunicação 
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA
Tel – (71) 3103-3442
Adriana Jacob – (71) 9983-5278 - ascom.secultba@gmail.com
Maria Luísa Gouveia - (71) 9154-3321 - marialuisa.ascom@gmail.com 


 
Share on Google Plus

About IPW Noticias

    Blogger Comment
    Facebook Comment