Transmissão de cargo do Secretário de Cultura será dia 6 de janeiro

Albino Rubim transmite o cargo a Jorge Portugal no Palácio Rio Branco, às 10h
 
Acontece amanhã, dia 6 de janeiro, às 10 horas, a transmissão de cargo do Secretário de Cultura do Estado da Bahia. O professor e pesquisador Albino Rubim, que assumiu a pasta entre 2011 e 2014, na gestão Jaques Wagner, entrega o cargo ao educador, poeta e compositor Jorge Portugal, escolhido pelo Governador Rui Costa. O evento, aberto ao público, será no Palácio Rio Branco, na Praça Thomé de Souza.
 
Um dos responsáveis pelo fortalecimento da institucionalidade e organização do campo cultural na Bahia, Rubim baseou sua gestão nesta e em outras cinco diretrizes: construção de uma cultura cidadã, aprofundamento da territorialização da cultura, crescimento da economia da cultura, ampliação do diálogo intercultural e alargamento das transversalidades da cultura. “Participei de um ciclo de construção de políticas culturais na Bahia, iniciado em 2007 por Marcio Meirelles. Este ciclo desenvolveu políticas culturais amplas, democráticas, republicanas e de respeito à diversidade cultural, inspiradas nas políticas inauguradas pelo ministro Gilberto Gil. Com o novo governo do mesmo projeto político, minha expectativa é que haja continuidade e ampliação das políticas culturais realizadas entre 2007 e 2014. Elas foram políticas públicas de cultura, que mobilizaram amplos setores da comunidade cultural em toda Bahia”, afirma Albino Rubim.
 
Nascido em Santo Amaro da Purificação, no recôncavo baiano, e formado em Letras, Jorge Portugal antecipa que sua gestão será de continuidade. “Vou ser secretário de um projeto político que continua. Não haverá interrupção das políticas culturais vigentes. Poderemos e deveremos ampliar no que for possível, assim como o secretário Albino Rubim ampliou as políticas desenvolvidas pelo secretário Marcio Meirelles no que pôde. Agora, travaremos uma luta incessante para somar mais recursos ao orçamento da Cultura”, afirma Portugal, que idealizou projetos culturais e educativos como Aprovado, Tô Sabendo, Manoel Faustino e Circulador Cultural.
 
 
 
Assessoria de Comunicação 
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA
Tel – (71) 3103-3442
Rodrigo Lago – (71) 8265-0071  lagorodrigo@gmail.com
Share on Google Plus

About IPW Noticias

    Blogger Comment
    Facebook Comment