Header Ads

  • Breaking News

    “Os museus são fundamentais para a Bahia”, diz o subsecretário de Turismo do Estado, Benedito Braga

    Itens do IPAC no stand da Bahiatursa/SETUR na ABAV 2017, em São Paulo, reúne os patrimônios culturais (materiais e imateriais), e os principais Museus da Bahia
     
    “Os museus são fundamentais para a permanência dos turistas nas cidades da Bahia, pois fornecem mais motivos para que os turistas fiquem na cidade para ter contato com a história, a memória e a cultura local.” Com essas palavras, o subsecretário de Turismo do Estado da Bahia (Setur), Benedito Braga, resumiu a importância dos museus baianos estarem presentes na 45ª ABAV Expo Internacional de Turismo, que termina hoje (29) no Expo Center Norte, em São Paulo. “O museus baianos guardam parte da memória do patrimônio cultural da Bahia e contribuem com extensa e rica programação oferecendo, com isso, mais roteiros para os turistas locais, nacionais e internacionais”, completa o subsecretário Benedito Braga.

    O IPAC ocupa um espaço do stand da Superintendência da Bahiatursa e da Setur. Folders, mapas e vídeos dos principais museus da capital como o Museu de Arte (MAB), Museu Costa Pinto, Museu Eugênio Teixeira Leal, Museu de Arte de Moderna (MAM), Solar Ferrão, Memorial dos Governadores, Museu da Misericórdia, Museu de Arqueologia e o Museu de Arte Sacra. Além disso, o IPAC levou para São Paulo, livros e videodocumentários sobre bens culturais baianos como o Carnaval de Maragojipe e o Desfile de Afoxés (Salvador), o Ofício de Vaqueiros, Terreiros de Candomblé de Cachoeira e São Félix, Pano da Costa e Escola Parque, dentre outros.

    TURISMO CULTURAL – “A presença do IPAC no stand na ABAV é muito importante, pois o turismo na Bahia é principalmente um turismo cultural”, diz o subsecretário Braga. Ele lembra que ao ter mais opções para permanecer e usufruir em Salvador, como os museus, os turistas dobram a sua permanência. “As visitas aos museus podem levar duas, três e até dois turnos por dia, porque os turistas querem conhecer mais de perto e valorizar a história e a cultura local”, diz Braga. Segundo o assessor de Relações Institucionais do IPAC, Andre Reis, que coordena as ações do IPAC na ABAV 2017, o balcão do Instituto foi o único que apresentou essas temáticas. “Também promovemos sorteios de livros do IPAC para os participantes da ABAV”, relata Reis.

    Foi lançada ainda a marca ‘Museus da Bahia’ apresentando 40 museus da capital e interior, material promocional, vídeos e ação comercial #VemPraBahia e #VemProMuseu. O balcão do IPAC recebeu visitas dos órgãos oficiais de turismo da Bahia, autoridades federais, estaduais e municipais, como o secretário de Turismo de Vera Cruz, Luiz Henrique, além do diretor da Travel Latam, Daniel Veron, a jornalista especializada em Turismo, Heloisa Braga, dentre outros. Hoje (29) acontece o show com a cantora baiana, Ivete Sangalo, na ABAV sob promoção da Setur. Representantes de agências de viagem, operadoras e transportadoras turísticas, companhias aéreas e rede hoteleira de todo o Brasil estão presentes.
    CAMPANHAS – Na Bahia, o IPAC promove diversas campanhas educativas e de mobilização em benefícios dos museus, como a ‘Semana de Museus’ em maio, ‘Primavera de Museus’ em setembro, #MusEuCurto, #MusEuCuido e #MusEuVou produzidas anualmente via parceria entre o Instituto e a Secretaria de Comunicação do Estado (SECOM). As campanhas SECOM/IPAC já aumentaram em até 60% a frequência dos museus em Salvador. O IPAC ainda dispõe dos vídeos Rota de Museus 1 (https://goo.gl/uQS9NG) e 2 (https://goo.gl/vphG2s), produzidos pela SECOM.

    Todos os museus do IPAC (www.ipac.ba.gov.br/museus) têm acesso gratuito de terça-feira à domingo, sempre à tarde, em Salvador e interior do estado. Juntos, os equipamentos somam mais de 400 atividades a cada mês. Conheça mais ações como Livros: http://goo.gl/CDv6q3. Vídeos: educação patrimonial (https://goo.gl/rJggpk), Balé Folclórico (https://goo.gl/jZQjJN), Projeto Axé (https://goo.gl/34bd1a), Dinamização de Espaços (https://goo.gl/S4EyRn), Festa do Bembé (https://goo.gl/63H8Ve), Festa da Boa Morte (https://goo.gl/BawMJJ) e Capoeira (https://goo.gl/wFJdGN). Acesse: www.ipac.ba.gov.br, facebook Ipacba Patrimônio e twitter @ipac_ba.

    1. Churrasqueira Elétrica com Grelha Removível - Anurb Petit Grill Plus
    2. Churrasqueira Elétrica Anurb 1250W Inox - com Alças Laterais Light Grill

    Assessoria de Comunicação – IPAC, em 29.09.2017
    Jornalista responsável Geraldo Moniz de Aragão (DRT-BA nº 1498)
    (71) 9110.5099, 9922.1743, (71) 3117-6490, 3116-6673
    Facebook: Ipacba Patrimônio  -  Twitter: @ipac_ba -  Instagram: @ipac.ba

    Post Top Ad

    Post Bottom Ad


    ad728