Header Ads

  • Breaking News

    IPAC completa mais de 3 mil m² de fachadas restauradas nos Largos do Pelourinho

    Mais de 3 mil m² de fachadas de casas já foram restauradas pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) nos Largos do Pelourinho (Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D’Água), Centro Histórico de Salvador (CHS). “As obras estão em ritmo acelerado, pois temos que finalizá-las para a programação do Verão 2017/2018 no Pelourinho”, afirma o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira. Segundo ele, os largos recebem ainda reforma completa das instalações hidrossanitárias e elétricas, ganhando pisos de alta resistência, camarins e sanitários.

    “Os pisos também estão em fase adiantada de recuperação, com 640 m² em concreto, 530 m² de granilite (preto e branco) de alta resistência, 133 m² em concreto lavado e 172 m² em pedras portuguesas”, relata João Carlos. Para acompanhar as etapas da obra, a Secretária de Cultura do Estado (SecultBa), Arany Santana, esteve na semana passada nos largos com João Carlos, acompanhados por arquitetos e engenheiros do órgão. Outra novidade que foi mostrada à secretária Arany, foram as novas coberturas para o Largo Tereza Batista, de policarbonato compacto transparente para a área do palco, e de policarbonato alveolar opaco para o trecho de pista.

    ALTA QUALIDADE – Na restauração das frentes dos 50 casarões que circundam os Largos do Pelourinho o IPAC utilizou tintas de alta qualidade. “Vamos completar cerca de 3 mil m² de restauração e pinturas das fachadas com tintas de lata de alta qualidade”, diz o diretor de Projetos e Obras (Dipro) do IPAC, Felipe Musse. Ele lembra que na aplicação das cores nas paredes, foram feitos estudos de paleta para se chegar aos tons originais de cada imóvel. Outra novidade é uma nova subestação de energia que será implantada no Largo Pedro Archanjo. “É fundamental termos uma estrutura profissional nesses espaços que recebem dezenas de atividades e shows”, explica.

    1. Notebook Vaio Fit 15S Intel Core i7 7ª Geração - 8GB 1TB LED 15,6" Windows 10
    2. Multifuncional Epson EcoTank L455 Tanque de Tinta - Colorida Wi-Fi

    Outra inovação no Largo Pedro Archanjo será um amplo camarim. “Depois de entregue as obras de reforma, os artistas terão acesso ao novo camarim pela Rua Inácio Acciolly, direto dos seus veículos para o espaço, dando mais segurança e conforto aos músicos e cantores que chegam”, completa Musse. Ele comenta que a restauração das fachadas dos casarões também é importante para os shows. “Os casarões no entorno formam um belo e singular cenário arquitetônico”, finaliza. Recuperação e pinturas de portas e janelas são outros serviços já feitos. Alguns dos casarões chegam a ter quatro andares, o que obrigou à montagem de grandes andaimes para restaurar as fachadas.

    HISTÓRIA – Localizados no centro de três quarteirões, os largos surgiram a partir dos quintais e ruínas do antigo casario durante a reforma do CHS na década de 1990. O IPAC é responsável também pela Praça das Artes, Praça Pastores da Noite e três estacionamentos (Largo Jubiabá, Rua Inácio Accioly e Praça das Artes). Os imóveis do IPAC representam apenas cerca de 1,5% da área tombada do CHS. O restante é propriedade de privados, órgãos municipais, estaduais e federais, além de congregações da Igreja Católica que detém prédios como o Cine Excelsior e dezenas de casas no Pelourinho.

    Conheça os vídeos Secom/IPAC: Educativo (https://goo.gl/rJggpk), Balé Folclórico (https://goo.gl/jZQjJN), Projeto Axé (https://goo.gl/34bd1a), Dinamização (https://goo.gl/S4EyRn), Museus (https://goo.gl/uQS9NG e https://goo.gl/vphG2s), Festa do Bembé (https://goo.gl/63H8Ve), Festa da Boa Morte (https://goo.gl/BawMJJ) e Capoeira (https://goo.gl/wFJdGN). Acesse:www.ipac.ba.gov.br, facebook Ipacba Patrimônio e twitter @ipac_ba.
    A festa da Boa Morte, em Cachoeira, é um dos destaques da Bahia.Uma celebração feita por mulheres negras, adeptas do sincretismo e com a responsabilidade de ...

    O Bembé do Mercado, realizado em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, é a união do povo negro, é a união do povo branco, é uma bandeira da paz, do amor e do car...




    Fotos Anexas – Crédito: Lucas Rosário e Jefferson Vieira

    Assessoria de Comunicação – IPAC, em 23.10.2017
    (71) 3117-6490, 3116-6673, 991105099
    Jornalista responsável Geraldo Moniz de Aragão (DRT-BA nº 1498)
    Texto base e entrevista: Newton Soares (Estagiário de Jornalismo)
    Fotos: Jeferson Vieira
    Facebook: Ipacba Patrimônio  -  Twitter: @ipac_ba -  Instagram: @ipac.ba

    Post Top Ad

    Post Bottom Ad


    ad728