Header Ads

  • Breaking News

    Fundo de Cultura apoia projeto de circulação das Mulheres do Samba de Roda

    As sambadeiras iniciam a divulgação de documentário, CD e livro em municípios do Recôncavo Baiano
      
    As sambadeiras de maior referência para o samba do recôncavo da Bahia levam a Maragojipe, Muritiba, Conceição do Almeida e Saubara, entre agosto e novembro de 2017, o documentário Mulheres do Samba de Roda – com direito a roda de conversa após a exibição –, performance musical e exposição do livro que conta um pouco das suas histórias de vida. Foram selecionadas 16 mestras de 15 localidades baianas (Acupe, Bom Jesus dos Pobres, Cachoeira, Camaçari, Ilha de Vera Cruz, Feira de Santana, Irará, Maragojipe, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Saubara, Simões Filho, Teodoro Sampaio, Conceição do Almeida e Cruz das Almas).

    A primeira exibição será realizada no dia 19 de agosto (sábado), às 10h, na Casa do Samba Dona Cadú (Maragojipe). A partir daí, a mostra segue até novembro, sendo uma cidade visitada a cada mês:  Muritiba (23/09), Conceição do Almeida (21/10) e Saubara (25/11).

    No documentário, CD e livro – produzidos em 2015 – elas contam suas histórias de vida e interpretam, pela primeira vez, sambas favoritos. As obras, em seu conjunto, demonstram a ampla inserção social das sambadeiras. Retratam os seus saberes e protagonismo no enfrentamento de toda forma de violência contra a mulher e a conquista do direito de se expressar, de ter renda própria, saúde, educação.

    São marisqueiras, agricultoras, comerciantes. Mulheres que imprimiram sua marca na estética e na política da cultura popular do recôncavo, por meio do samba e de manifestações culturais como os ternos de reis, terno do acarajé, cheganças, maculelê, capoeira, ranchos, candomblé entre outras.

    Para a coordenadora do projeto, Luciana Barreto, registrar e fazer circular esses conhecimentos, permite o aprendizado de práticas e saberes populares de matriz africana, além de sua permanência e transformação no seio da comunidade afrodescendente de sambadores e sambadeiras. “As mulheres sambadeiras têm um entendimento amplo da vida, não se prendem ao sambar. Elas nos surpreendem com seus depoimentos sobre os mais diversos temas em pauta na sociedade”, diz Luciana.

    O projeto Circulando com as Mulheres do Samba é realizado por meio da parceria cultural da Rede do Samba de Roda do Recôncavo Baiano, Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Recôncavo da Bahia e Associação Chegança dos Marujos Fragata Brasileira. Tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, por meio do Edital 24/2016 Territórios Culturais.

    Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br


    PROGRAMAÇÃO - Circulando com as Mulheres do Samba de Roda
    AGOSTO: 19/08, 10h, Casa do Samba Dona Cadú, Lançamento do Projeto em Maragojipe
    SETEMBRO: 23/09, 10h, Associação Educacional e Musical 5 de Março, Muritiba
    OUTUBRO: 21/10, 10h, Associação Cultural Dr. José Joaquim de Almeida, Conceição do Almeida
    NOVEMBRO: 25/11, 10h, Associação Cultural Fragata Brasileira, Encerramento em Saubara

    Serviço:
    O quê: Circulando com as Mulheres do Samba de Roda (performance, exibição de documentário)
    Dia/Hora/local: 19 de agosto, 10 h, Casa do Samba Dona Cadu (Maragogipe)Preço: Gratuito
    Mais informações: www.facebook.com/MulheresdoSambadeRoda
    Contatos para entrevistas: 
    Luciana Barreto (Coordenadora do Projeto – 075 99147 8507 / 75 98178 1891)
    Assessoria de imprensa: Scheilla Gumes – 71 98786 3828

    17/08/2017


    Assessoria de Comunicação - SecultBA
    (71) 3103-3442 (71) 3103-3452 (71) 99983-5278
    http://plugcultura.wordpress.com
    ====================================
    Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
    Gabinete do Secretário Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n – Centro CEP: 40.020-010 – Salvador, Bahia

    Post Top Ad

    Post Bottom Ad


    ad728