Header Ads

  • Breaking News

    Dois de Julho é tema de exposição na Estação Pirajá do Metrô

    A mostra ‘Salve o Dois de Julho: Memórias da Independência da Bahia’ da DIMUS/IPAC fica em cartaz de 01 a 09.07 trazendo fotos, postais e textos sobre a data magna baiana
     
    O Dois de Julho, data da entrada triunfal das tropas libertadoras brasileiras na tomada da capital baiana dos portugueses (em 1823) é o tema da nova exposição que a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC) faz em parceria com a CCR Metrô Bahia. A mostra ‘Salve o Dois de Julho: Memórias da Independência da Bahia’ fica em cartaz na Estação Pirajá do Metrô, de 1 a 9 de julho.

    A exposição é composta por 20 painéis que contam a história da data magna da Bahia, através de fotos e postais do acervo do Museu Tempostal do IPAC; e referências do livro ‘História da Bahia’, do historiador baiano Luís Henrique Dias Tavares. Nos painéis, o público conhece mais sobre os acontecimentos e roteiro que reúne localidades como o bairro de Pirajá, antiga estrada das Boiadas – atual Avenida Lima e Silva – e da Lapinha.

    Um dos destaques é o bairro de Pirajá, um dos mais antigos de Salvador. Surgido a partir de engenhos de açúcar e das missões jesuíticas instaladas na Bahia no período da colonização, o bairro foi palco da principal batalha travada entre os soldados brasileiros e o exército português. A batalha aconteceu em 8 de novembro de 1822, durou oito horas e envolveu cerca de quatro mil homens na área de Cabrito – Campinas – Pirajá, sendo considerada a mais alta demonstração da resistência brasileira ao longo da campanha militar pela independência.

    POLÍTICA PÚBLICA – A parceria com a CCR Metrô Bahia foi construída desde ano passado (2016) pelo diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira, estimulando a política pública para os museus. "É fundamental mostrar os ricos acervos dos museus do IPAC em outros locais e convidar a população a conhecê-los", explica João Carlos. Segundo ele, o Cortejo 2 de Julho é Patrimônio da Bahia por Decreto 10.179/06 e via dossiê do IPAC. “Os bens culturais imateriais, como o ‘Dois de Julho’ asseguram a memória de um povo, sua história e cultura”, diz o diretor do IPAC.

    “A concessionária apoia parcerias como a do IPAC para mostrar de perto a diversidade cultural nas estações do Metrô. São projetos educativos e culturais, que contribuem para o desenvolvimento sociocultural, econômico e sustentável das regiões onde atuamos, incentivando ainda o exercício da cidadania”, afirma o gestor de Atendimento da CCR Metrô Bahia, Hamilton Trindade. Fátima Soledade, do Núcleo de Articulação da DIMUS, lembra a importância da parceria. “Estamos realizando atividades com a CCR Bahia, como a Oficina de Turbantes no Novembro Negro, a Oficina de Máscaras do Carnaval de Maragogipe e a mostra itinerante ‘Salvador 468 anos’. Todas, nas estações do Metrô, promovendo mais participação da população em atividades culturais”, relata.

    A política pública de museus do IPAC é muito ampla. Em maio/2015 o IPAC lançou a campanha #MusEuCurto que aumentou em 60% a frequência nos museus. Em setembro do mesmo ano, o governador Rui Costa reabriu o Passeio Público – museu à céu aberto – iniciando o Programa de Dinamização de Espaços/Museus do IPAC. Em outubro, em parceria com o Goethe Institut, o IPAC promoveu o seminário ‘O lugar do Museu’ com especialistas locais, nacionais e internacionais. Acesse a Dimus: https://dimusbahia.wordpress.com. Conheça os Museus/IPAC:www.ipac.ba.gov.br/museus. Acesse os facebooks Museus da Bahia, Palacete das Artes, Museu de Arte da Bahia, Museu de Arte Moderna da Bahia e Ipacba Patrimônio. Assista vídeo Museus/IPAC:https://goo.gl/whqPC8. Mais informações na Dimus: (71) 3117-6445.

    Serviço: Exposição “Salve o Dois de Julho: Memórias da Independência da Bahia”
    Onde: Estação Pirajá de Metrô
    Visitação: de 01 a 09 de julho de 2017
    Atividade gratuita

    Em 27.06.2017
    Dimus – Diretoria de Museus – BA
    Jornalista responsável – Yara Vasku (DRT-PR 2509)

    Comunicação CCR Metrô Bahia – Júlia Borba
    Contatos: (71) 3205-1157/9924-3358

    Assessoria de Imprensa CCR Metrô Bahia – Jane Fernandes
    Contatos: (71) 9 9988-8567

    Post Top Ad

    Post Bottom Ad


    ad728