Header Ads

  • Breaking News

    Tailândia enfrenta dor e incerteza com morte de rei Bhumibol

    Bhumibol Adulyadej, de 88 anos, morreu em hospital de Bangcoc.
    Ele foi reverenciado como uma figura paterna.

    Milhares de tailandeses ocuparam nesta sexta-feira (14) a rota percorrida pelo comboio que levou o corpo de seu amado rei Bhumibol Adulyadej ao Grande Palácio às margens de um rio, antes de um funeral e uma cremação real tradicional que exigirão meses de preparação, segundo a Reuters.
    O monarca que passou mais tempo no trono em todo o mundo e foi reverenciado como uma figura paterna durante seus 70 anos no poder. Bhumibol era considerado por muitos uma figura semidivina e suas regras regiam a vida dos tailandeses. Ele morreu em um hospital de Bangcoc na quinta-feira (13) aos 88 anos de idade.
    O rei interveio para apaziguar crises em várias ocasiões durante seu reinado e muitos tailandeses se preocupam com um futuro sem sua presença.

    Os militares, que assumiram o poder com um golpe de Estado em 2014, passaram décadas invocando seu dever de defender a monarquia como justificativa para sua interferência na política.

    O herdeiro do trono, o príncipe Maha Vajiralongkorn, é conhecido por sua vida privada e suas viagens, mas quando a saúde de seu pai se deteriorou, adotou um papel maior na vida política do país, segundo a France Presse.
    Muitas pessoas se abrigavam sob guarda-chuvas no caminho do hospital para o palácio ou se refrescavam com leques nas calçadas estreitas expostas ao sol.
    Na quinta-feira, o primeiro-ministro Prayuth Chan-ocha, líder do governo militar, disse que a segurança é sua prioridade máxima e destacou tropas adicionais em todo o país.
    A segurança foi reforçada nesta sexta-feira no antigo quarteirão de palácios, templos e ministérios da cidade com o posicionamento de soldados em postos de verificação, escritórios governamentais e cruzamentos.
    O rei passou vários anos com a saúde fragilizada, mas sua morte chocou a nação sul-asiática de 67 milhões de habitantes e a mergulhou na tristeza.
    A maioria das pessoas se vestiu de negro na capital e em cidades de todo o país, mas o comércio abriu as portas normalmente.
    O gabinete declarou um feriado governamental para o luto, mas a bolsa de valores da Tailândia e outras instituições financeiras também trabalharam como de praxe.

    Post Top Ad

    Post Bottom Ad


    ad728