Header Ads

  • Breaking News

    Roubos de veículos têm redução de 14% no primeiro semestre de 2016

    A Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP) constatou a redução de redução de 14% no índice referentes a roubos de veículos, em Salvador, no primeiro semestre de 2016 em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados divulgados pela SSP, na terça-feira (12), indicam diminuição mais expressiva na Área Integrada de Segurança Pública da Boca do Rio, formada por esse bairro e mais Pituaçu, Stiep, Costa Azul e Jardim Armação, onde o percentual chegou a 34,2%.

    De 1º de janeiro a 30 de junho deste ano foram contabilizados 3.102 delitos contra 3.631 em 2015, uma diferença de 529 roubos de veículos. Só em junho aconteceram 87 casos a menos na comparação com igual mês de 2015, ou seja, o equivalente 15,2% em relação ao mesmo mês do último ano. A Aisp/Nordeste de Amaralina, da qual fazem parte Chapada do Rio Vermelho, Santa Cruz, Nordeste, Vale das Pedrinhas e Amaralina, onde funcionam três Bases Comunitárias de Segurança (BCS), não houve esse tipo de ocorrência.

    Ações de prevenção

    A ampliação das ações de prevenção e combate a esta modalidade de crime, promovidas conjuntamente pelas polícias Civil e Militar, contribuiu decisivamente para a redução do número de furtos e roubos de carros, além de inibir a atuação de receptadores e de 'casas de desmanches', conforme a avaliação da Secretaria da Secretaria da Segurança Pública.

    Os policiais costumam estudar os índices criminais e identificar horários e locais, em que mais ocorre roubo de veículos, informa o comandante da ‘Operação Apolo’, major PM André Pereira Borges. Segundo ele, este tipo de crime acontece principalmente entre 18h e 22h. “Após análise dos números, são montados Postos de Controle de Trânsitos (Pctran) em regiões estratégicas para abordar os veículos suspeitos”.

    ‘Desmanches’ na Suburbana


    O titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), delegado Dermeval Amoedo Júnior, ressalta a extinção de 13 desmanches concentrados na Avenida Suburbana. “Em 16 meses de investigação, conseguimos alcançar os chefes dessas unidades e desarticular quadrilhas especializadas em furtos e roubos de automóveis”. De acordo com ele, após os crimes, os ladrões anunciavam as peças dos veículos em sites especializados de compra e venda.

    Para quem pretende adquirir veículo por meio da internet, o delegado orienta que deve ter o máximo cuidado, “Muitas vezes, um veículo que custa caro é negociado nos sites por preços bem abaixo do mercado, o que induz ser um produto resultado de furto ou roubo”. Amoedo Júnior também alerta que o interessado deve sempre procurar o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) para verificar a documentação do carro.

    Pátio lotado

    Os veículos recuperados são levados para a DRFRV, localizada na Avenida ACM, onde o dono tem até 72 horas para retirá-lo sem pagar multa. Carros que permanecem no local, por prazo maior, são encaminhados para um pátio no Centro Industrial de Aratu (CIA), próximo à 8ª Delegacia Territorial, e caso não sejam resgatados após 90 dias podem ser vendidos. No momento, segundo o delegado, existem aproximadamente 800 veículos já disponíveis para que o Detran promova um leilão.

    O cidadão que teve o carro resgatado pode se dirigir à delegacia, com o Certificado de Registro de Veículo (CRV), Boletim de Ocorrência (BO) e documento de identificação com foto, para recebê-lo. A Polícia Civil, através do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), convocou, na edição do último sábado (9) do Diário Oficial do Estado, 56 proprietários de carros furtados ou roubados que foram recuperados, para reavê-los até 19 de julho.

    Fonte: Ascom/Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP)

    CLIQUE NO BANNER, faça seu cadastro E DOE QUALQUER VALOR:

    Post Top Ad

    Post Bottom Ad


    ad728