Quilombolas recebem água tratada e telefonia móvel no norte da Bahia

Da sede de Campo Formoso, no norte da Bahia, até a comunidade quilombola de Laje dos Negros são 90 quilômetros através da caatinga, onde as aguadas estão secas. O céu azul, com poucas nuvens, ainda não traz esperança de chuva e a água só passou a chegar à localidade em abundância com a inauguração do sistema de abastecimento, realizada pelo governador Rui Costa neste sábado (16). E se a água faltar, os moradores podem telefonar para a Embasa, pois Laje dos Negros agora possui telefonia móvel, implantada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) e a operadora Oi.

Cinco municípios da região - Caldeirão
Grande, Pindobaçu, Ponto Novo, Antônio Gonçalves e Campo Formoso - também receberam novas viaturas da Polícia Militar. Já a Escola Estadual Professora Lúcia Freitas, que tem uma sede avançada em Laje dos Negros, vai receber uma nova sede, em terreno cedido pelo Governo do Estado e que foi visitado por Rui neste sábado. A atual unidade não é adequada para atender os 500 alunos da instituição. A expectativa é de que no próximo ano, já com a nova sede, sejam feitas mais 200 matrículas.

Na comunidade quilombola, o governador conheceu um pouco da cultura local, expressa em cordel e poesia, e destacou a importância do abastecimento para a localidade de Laje dos Negros. “Água é sinônimo de vida e saúde. Nenhum ser humano, animal ou vegetal sobrevive sem água. Um ser humano que consome água sem qualidade, terá problema de saúde. Em 2007, o Governo do Estado criou o Programa Água para Todos, que já beneficiou mais de 5 milhões de baianos, com investimentos de mais de R$ 5 bilhões em abastecimento e outros R$ 5 bilhões em esgoto”. Rui ainda lembrou da importância das ações afirmativas para o povo afrodescendente, incluindo as cotas nas universidades e institutos federais.
Share on Google Plus

About IPW Noticias

    Blogger Comment
    Facebook Comment