Header Ads

  • Breaking News

    Crianças participam de oficinas gratuitas de literatura em Ipirá-Bahia

    Aprender de maneira lúdica e divertida é a proposta do projeto Garagem Literária

    Na tarde de hoje, 05 de abril, crianças de 08 a 12 anos participam de oficinas de criação literária gratuitas no município de Ipirá, localizado a 210 quilômetros da capital baiana. A ação faz parte da programação da terceira edição do Garagem Literária, na qual o público infanto-juvenil vai aprender, de maneira lúdica, técnicas e ferramentas para a produção da literatura e da manifestação artística que tem a palavra como matéria-prima. O encontro acontece na Rua José Gabriel, 370, na residência da educadora e coordenadora do projeto, Inaê Sodré. Outras duas oficinas estão programadas para as próximas terças-feiras, 12 e 19/04, das 16h às 19h.

    Entrando no último ciclo, os eventos abordam a Escrita Criativa, seguindo as recomendações do escritor italiano, Gianni Rodari, através da obra “Gramática da Fantasia”. As oficinas são ministradas por Inaê Sodré e a convidada Jamilly Starling, pesquisadora em Literatura Infantil e licencianda em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). A convidada vai ajudar, com sua experiência na área, a estimular a imaginação das crianças. A intenção é que elas possam produzir textos lírico-narrativos e, desse modo, trazer a literatura para o repertório de conhecimento desses futuros adultos, ampliando as possibilidades de leitura de mundo.

    O estímulo à leitura, à cultura da escrita e à imaginação serão fatores trabalhados nos encontros, uma vez que auxiliam na pronúncia, no enriquecimento de vocabulário, na comunicação e na grafia correta das palavras. “O projeto proporciona, além do aprendizado de técnicas e ferramentas como dispositivos da criatividade na escrita, como espaço e tempo de experimentação, sensibilidade, diálogos e a alegria de estar aprendendo juntos. As crianças vão apreender com a produção de textos, na coletividade, modos de convívio com a diversidade na troca de conhecimento e descobertas na relação humana”, explica Inaê Sodré, coordenadora artística do projeto. Os textos produzidos durante as edições do projeto Garagem Literária serão transformados em um livro, que vai ser lançado ainda no mês de maio, no interior baiano. Mais informações: 71 99243-9206.

    Teatro, poesia e música – A fim de celebrar o encerramento do ciclo de oficinas, será realizado um evento, no dia 23 de abril, no Centro Cultural Elofilo Marques, no centro de Ipirá. A Companhia de Teatro Gil Santana vai encenar o clássico infantil Chapeuzinho Vermelho, às 17h. A programação segue com um sarau literário, 18h, e, para fechar com chave-de-ouro, sobe ao palco o cantor e compositor Raimundo Sodré. O evento gratuito pretende reunir 500 pessoas, entre participantes das oficinas, familiares e a comunidade local e da Bahia.

    SERVIÇO

    Terceira edição do projeto Garagem Literária
    Onde: Rua José Gabriel, 370, Centro, Ipirá-Bahia
    Quando: terças-feiras, 29 de março a 19 de abril de 2016;
    Horário: 16h às 19h;
    Evento gratuito

    Encerramento da terceira edição do projeto Garagem Literária
    Onde: Centro Cultural Elofilo Marques, R. Joaquim Elías Madureira, 53, Ipirá – BA
    Quando: sábado, 23 de abril de 2016;
    Programação: Chapeuzinho Vermelho (17h), Sarau Literário (18h) e show de Raimundo Sodré (19h);
    Evento gratuito

    Post Top Ad

    Post Bottom Ad


    ad728