Header Ads

  • Breaking News

    Oitava edição do FilteBahia promove diversidade e teatro de grupo

    O teatro volta a ser destaque na cena cultural baiana entre os dias 11 e 20 de setembro com a realização do Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia – FilteBahia 2015. Durante esse período, 46 apresentações serão realizadas em seis teatros da cidade. Além dos espetáculos com importantes grupos teatrais e artistas locais, nacionais e internacionais de países como Chile, Costa Rica e Cuba, a 8ª edição traz uma série de novidades, como o Corredor de Arte na Rua, que levará espetáculos para o Farol da Barra no sábado, dia 19. O FilteBahia 2015 conta com financiamento do Fundo de Cultura da Bahia, mecanismo de patrocínio cultural da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e Secretaria da Fazenda (Sefaz), através de edital executado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), através do projeto Eventos Calendarizados.

    O Festival será aberto com a apresentação do espetáculo Fishman, do Grupo Bagaceira (Ceará), no dia 11, às 20 horas no Teatro Vila Velha. Também será realizada uma mostra de diversidade estética-conceitual com espetáculos que exploram o conceito de sexualidade, gênero, as relações interpessoais. “A mostra é centrada, sobretudo, nas questões que atingem a nossa sociedade na atualidade. Esteticamente, joga com a musicalidade na cena, primando principalmente pelos trabalhos e as produções em grupos de ações continuadas dentro do continente latino americano”, explica o diretor artístico e organizador do festival, Luis Alonso. 

    Além das apresentações teatrais, a programação do Festival conta ainda com inúmeras atividades formativas, voltadas para pesquisadores, acadêmicos, diretores, atores e estudantes de teatro, com vivências artísticas, intervenções, cursos e demonstrações de trabalho. Durante o Festival, será realizado o Núcleo de Laboratórios Teatrais do Nordeste (NORTEA) e a Plataforma Internacional Cênica da Bahia, onde serão veiculadas as produções locais, promovendo a circulação destas em eventos nacionais e internacionais. “O Filte insere a Bahia na rota dos grandes festivais internacionais de artes cênicas. A proposta é promover as produções dos países latino-americanos, fortalecer o teatro de grupo, estimular a formação de plateia e flexibilizar o acesso do público ao teatro”, afirma Luis Alonso.

    Com ingressos a preços populares, os espetáculos estarão nos teatros Vila Velha, Teatro do ICBA (Goethe-Institut), Martim Gonçalves, Xisto Bahia, Centro Cultural Barroquinha e Gregório de Matos, além das apresentações ao ar livre. A programação completa pode ser conferida no www.filte.com.br.

    Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural Editais Setoriais. Para mais informações, acesse:www.cultura.ba.gov.br

    SERVIÇO:
    O que: FilteBahia 2015
    Data: de 11 a 20 de setembro de 2015
    Locais: Teatro Vila Velha, Teatro do ICBA (Goethe-Institut), Martim Gonçalves, Xisto Bahia, Centro Cultural Barroquinha e Gregório de Matos, além de Farol da Barra.
    Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) nas bilheterias dos teatros

    09/09/2015

    Assessoria de Comunicação
    Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA
    Tel – (71) 3103-3442
    Adriana Jacob – (71) 9983-5278 - ascom.secultba@gmail.com
    Maria Luísa Gouveia - (71) 9154-3321 - marialuisa.ascom@gmail.com 

    Nenhum comentário

    Após análise dos responsáveis seu cometário ficará visível ou não.
    A REDE IPW AGRADECE, VOLTE SEMPRE

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

    Post Top Ad

    Post Bottom Ad


    ad728