Papa Francisco nomeia 1º auditor-geral do Vaticano

O papa Francisco nomeou nesta sexta-feira (5) Libero Milone, executivo com passagens por Fiat e Deloitte, para o cargo de auditor-geral das contas do Vaticano, medida que faz parte da reforma que o Pontífice está fazendo nos órgãos financeiros da Santa Sé.    
Com 66 anos, Milone é nascido na Holanda, tem cidadania italiana e possui uma longa experiência no mercado financeiro. Entre 1975 e 2007, ele atuou em vários postos na multinacional de consultoria e auditoria Deloitte, chegando até a ser presidente e CEO do grupo na Itália.    
Depois, foi componente do comitê de auditoria do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas (2008-2011). Desde 2011, ele é conselheiro independente e presidente do comitê de controle interno do braço industrial da Fiat.    
Milone é o primeiro auditor-geral da história do Vaticano, e seu escritório assumirá as funções da Prefeitura dos Assuntos Econômicos, órgão que fazia as vezes de "Tribunal de Contas" da Santa Sé.    
O italiano ainda terá dois auditores-adjuntos para auxiliá-lo no trabalho, evitando uma gestão monocrática na revisão contábil da Igreja. 
Share on Google Plus

About IPW Noticias

    Blogger Comment
    Facebook Comment