Header Ads

ad728
  • Breaking News

    Instituições culturais da Bahia recebem investimento de R$ 1,5 milhão

    Programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia apoia 15 espaços de seis cidades
    Garantir a estabilidade das ações desenvolvidas em importantes espaços culturais do estado por três anos consecutivos é o objetivo central do Programa de Apoio a Ações Continuadas de Instituições Culturais uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA), com recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, que acaba de fazer um aporte de R$ 1,5 milhão referente ao primeiro quadrimestre de 2015. A ação contempla espaços como o Teatro Vila Velha, o Balé Folclórico da Bahia, a Fundação Casa de Jorge Amado, os Museus Carlos Costa Pinto e Hansen Bahia (localizado em Cachoeira/ São Félix), o Teatro Popular de Ilhéus e a Fundação Pierre Verger, entre outros (veja a lista completa abaixo).
    “O mais importante é que essas instituições culturais, de notória contribuição para a nossa cultura, tenham a segurança de que poderão desenvolver ações e projetos de forma continuada, já que o apoio é garantido por três anos”, afirma o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Jorge Portugal. A seleção para esses espaços incluiu critérios como o perfil da instituição cultural, o plano de atividades e a abrangência da ação proposta.
    De acordo com Jomar Lima, gerente técnico da Fundação Hansen Bahia, uma das instituições apoiadas pelo Programa, “os três espaços ligados à Fundação - o Museu Casa Hansen Bahia, um Espaço Cultural e um Museu Galeria, em Cachoeira - promovem várias atividades nas cidades de São Félix e Cachoeira. Isso só é possível graças ao apoio da SecultBA via Fundo de Cultura, que permite que as ações sejam contínuas em todos esses espaços ao longo dos anos”, explica.
    O programa contempla também, em Caetité, o apoio à manutenção  das ações desenvolvidas pela Fundação Anísio Teixeira. "Este apoio tem sido fundamental para o crescimento e visibilidade da a Casa Anísio Teixeira, contribuindo para que este espaço se tornasse uma referência cultural na cidade e na região", conta a presidente da Fundação, Anna Christina Teixeira Monteiro de Barros.
    Instituições apoiadas pelo Programa de Apoio a Ações Continuadas de Instituições Culturais:
    Academia de Letras da Bahia - Salvador
    Associação Educativo-Cultural Tarcília E. de Andrade – Capim Grosso
    Balé Folclórico da Bahia - Salvador
    Fundação Pierre Verger - Salvador
    Fundação Anísio Teixeira - Caetité
    Fundação Casa de Jorge Amado - Salvador
    Fundação Hansen Bahia – São Félix/ Cachoeira
    Museu Carlos Costa Pinto - Salvador
    Instituto Geográfico e Histórico da Bahia - Salvador
    Museu do Processo - Boa Nova (Distrito de Valentim)
    Res Inexplicata Volans - Theatro XVIII - Salvador
    Santa Casa da Misericórdia - Salvador
    Teatro Gamboa Nova – Salvador
    Teatro Popular de Ilhéus - Ilhéus
    Teatro Vila Velha - Salvador
    Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito publico ou privado.
    Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada.
    O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: i. Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; ii. Eventos Culturais Calendarizados; iii. Mobilidade Artística e Cultural e iv. Editais Setoriais.
    Desde 2007, mediante seleções públicas, 2.340 projetos da sociedade foram apoiados, sendo que 546 ainda estão em curso, dinamizando a cena artístico-cultural e impulsionando a economia da cultura em todas as regiões da Bahia. Ao longo desse tempo, a Secretaria de Cultura apostou na qualificação de artistas e produtores, democratizou o acesso ao fomento e propiciou a internacionalização, quer mediante residências ou participação em eventos em outros centros de referência em cultura e arte.
    (27.04.15)
    Assessoria de Comunicação 
    Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA
    Tel – (71) 3103-3442
    Adriana Jacob  – (71) 9983-5278 | ascom.secultba@ gmail.com
    Tacila Mendes - (71) 9705-6079 | tacila.amreis@gmail.com

    Post Top Ad

    Post Bottom Ad


    ad728