Espaços Culturais da capital e do interior comemoram o mês do Teatro e do Circo

Dando continuidade à campanha #Ocupe Seu Espaço, da SecultBA, espaços de nove cidades do estado divulgam programação composta por espetáculos e oficinas para todas as idades


Para comemorar a data em que são celebrados o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo - 27 de março - a Diretoria de Espaços Culturais (DEC), da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura, vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), divulga uma extensa programação composta por espetáculos e oficinas das duas linguagens. Durante todo o mês de março, as atividades irão dinamizar os espaços culturais de Salvador, Lauro de Freitas, Valença, Feira de Santana, Juazeiro, Guanambi, Jequié, Porto Seguro e Santo Amaro.
 
A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), desde 2007, comemora a data a partir do projeto "Marco do Teatro e do Circo", uma ação que dá visibilidade à programação de todo o Estado durante o mês de março. "A Diretoria de Espaços Culturais, busca apoiar-se nesta ação da FUNCEB para ampliar a divulgação da programação dos espaços culturais que administra", explica o diretor de Espaços Culturais, Romualdo Lisboa.

Este ano, dando continuidade à campanha #OcupeSeuEspaço, da DEC, serão realizadas centenas de atividades. Na capital e na região metropolitana serão apresentados espetáculos de teatro como "O Segredo do Caso Perdido”, de Natan Carlos Raposo Duarte, dias 04 e 05, e “Bendito é o Fruto”, do Centro Teatral Boca de Cena e de Raimundo Moura, dia 07, no Espaço Cultural Alagados. Já o Cine Teatro Solar Boa Vista apresenta espetáculos como “Uma Comédia Lascadas - Armagedon, um casamento e o fim do mundo”, dias 20 e 21, e “Alice no País dos Absurdos”, da Cia de Teatro Solidário de Brotas, dia 22. No Centro Cultural Plataforma, destaque para as oficinas da II Fitlâ - Festival Itinerante De Teatro Latino-Americano Âmbar, ministradas por Kadu Fragoso e com realização do Colectivo Âmbar, do Grupo Panacéia Delirante e da Cardim Soluções, que acontece entre os dias 01 e 06, além do evento “O Circo”, com o grupo Cultural Big Show para o público infantil, dia 13. No Cine Teatro Lauro de Freitastambém serão oferecidas oficinas e espetáculo de teatro durante todo o mês. Já o Espaço Xisto Bahia recebe oficinas da II FITLÂ, como a de "Corpo e voz: procedimentos para uma criação polissêmica e autoral" (Argentina/Brasil), dias 03,04 e 05, e a oficina "De la plástica al cuerpo – Creación escénica a partir de lenguajes visuales" (Costa Rica).


Nos espaços do interior, destaque para a 2ª Campanha de Popularização e Valorização do Teatro Para a Infância e Juventude (CAPOTIN) 2015, que  acontece dias 12, 13, 14 e 15 e será composta de debates, workshops e atividades complementares para professores e alunos de escolas públicas, artistas, arte-educadores e comunidade em geral, no Centro de Cultura Olívia Barradas (Valença). Espetáculo circence e formação em teatro para crianças e adolescentes serão parte da programação do Centro de Cultura Amélio Amorim (Feira de Santana). Já os espetáculos de teatro "Escreveu, não leu? Pau comeu" e "Pinóquio: As aventuras de PÊ", ambos da P&L Lua Produções, serão apresentados no Centro de Cultura de Guanambi entre os dias 20 e 28. No Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, a peça “O Filho Pródigo”, de Éclair Libório, que será apresentada dia 06, e o “Projeto Teatro Escola", da Cia 1º Ato, será realizado entre os dias 10 e 27No Centro de Cultura de Porto Seguro, a Cia de Teatro Espalhafatoscomanda os espetáculos clown (infantil) "Aula de Balé", que será apresentado entre os dias 06 e 22, além da peça "A Família Real... Uma Fuga Desordenada" que acontece entre os dias 07 e 20. Por fim, sobe ao palco dTeatro Dona Canô (Santo Amaro) o espetáculo "O Segredo do Caso Secreto", dias 07 e 08 e o Infantil "Frozen", que será apresentado dias 25 e 26.

A programação completa tem atividades gratuitas ou a preços populares e inclui atrações para todas as idades. Mais detalhes no site www.cultura.ba.bov.br

#OcupeSeuEspaço - A campanha #OcupeSeuEspaço” chama atenção para uma vasta e diversa programação de Teatro e Circo nos espaços culturais durante o mês de março. O mote da campanha é inspirado no Programa de Dinamização de Espaços Culturais – Ocupe Seu Espaço, um conjunto de ações e projetos encabeçados pela Diretoria de Espaços Culturais / SecultBA, a fim de promover o uso democrático dos Centros de Cultura / Espaços Culturais, tanto do ponto de vista do público, como da ocupação da pauta.

Espaços Culturais da SecultBA - A Secretaria de Cultura do Estado mantém 17 Centros Culturais espalhados pelo interior geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC). Destes, 5 encontram-se na capital e 12 em diferentes territórios de identidade da Bahia, nos municípios de Lauro de Freitas, Feira de Santana, Valença, Juazeiro, Alagoinhas, Santo Amaro, Guanambi, Porto Seguro, Itabuna, Vitória da Conquista, Jequié e Mutuípe. Em Salvador, eles são: Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados.

OBS: Segue, em anexo, separadamente, as programações dos espaços culturais de Salvador e Região Metropolitana e do Interior.

04.03.2015

Assessoria de Comunicação - SecultBA
(71) 3103-3412 / 3103-3442 / 3103-3452 (71) 9983-5278
http://plugcultura.wordpress.com
====================================
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
Gabinete do Secretário Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n – Centro CEP: 40.020-010 – Salvador, Bahia
Share on Google Plus

About IPW Noticias

    Blogger Comment
    Facebook Comment