EVENTO ESTIMULA ATIVIDADES VOLTADAS PARA AS CULTURAS DOS SERTÕES

Ipirá | de 13 a 17 de outubro de 2014
Entre os dias 13 e 17 de outubro deste ano, o município de Ipirá, conhecido por ser um dos principais produtores de artefatos do couro na Bahia, será sede da III edição da Celebração das Culturas dos Sertões. O evento, uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), desde 2012, tem reposicionado as culturas dos sertões na agenda política e cultural do estado com uma programação variada formada por oficinas, exibição de filmes, exposição, lançamentos de filmes, livros, CDs e apresentações musicais. Em 2014, o evento irá anteceder a programação da Ipirá Couro Show, feira conhecida nacionalmente, voltada para venda e divulgação de produtos derivados do couro, que conta ainda com apresentações musicais e acontece entre os dias 17 e 19 de outubro.
"A Celebração das Culturas dos Sertões funciona como um evento-programa. Isto é, um evento que visa estimular todo um programa de atividades voltadas para as culturas dos sertões, pois elas são vitais para a diversidade cultural que constitui a identidade baiana", explica o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Albino Rubim. Desde 2012, primeiro ano do evento, tem sido este o objetivo maior da Celebração: incentivar e animar as expressivas culturas dos sertões na Bahia. Em 2013, a Celebração em Salvador e Juazeiro colocou mais uma vez em evidência as culturas dos sertões. "Agora, em 2014, é a vez de Ipirá, com sua tradição do couro, abrigar a Celebração. Temos certeza que nestes anos a Celebração tem sido fundamental para (re)colocar, com vigor, na cena baiana as culturas dos sertões", completa Rubim.
Este ano, a III Celebração leva à Ipirá uma programação formada por exposição, palestras, exibição de filme e lançamento de livro, além de atrações artísticas, como apresentações de Targino Gondim, Grupo Sertanílha e Orquestra Sinfônica de Serrinha, entre outros. No dia 13 de outubro, às 8h, acontece a abertura oficial no Centro Cultural Elofilo Marques, com a exposição “Imagens dos Vaqueiros da Bahia”. A exposição reúne uma pequena mostra do material fotográfico do Projeto Histórias de Vaqueiros: Vivências e Mitologia, coordenado por Washington Queiroz, com fotos de Josué Ribeiro, Bauer Sá e Elias Mascarenhas, cuja pesquisa de campo foi realizada em diversos municípios do sertão baiano entre 1985/91.
Ipirá
O município de Ipirá possui mais de 150 fábricas de pequeno e médio porte, que contribuem com a geração de cerca de 2.000 empregos diretos que aquecem a economia local e garantem a renda para diversas famílias da região. O Ipirá Couro Show surgiu com a proposta de inserir o município no mercado regional e nacional, com a realização da primeira feira voltada para venda e exposição de produtos derivados do couro, além de incentivar o turismo e ampliar negócios. A Ipirá Couro Show é uma realização da Prefeitura Municipal de Ipirá e conta com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, da Secretaria de Cultura e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), além do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Caixa Econômica e Banco do Brasil. A primeira edição da feira que aconteceu no ano de 2013, reuniu expositores, empreendedores manufatureiros, estandes com calçados, bolsas, cintos, artigos de selaria e montaria, chapéus, jalecos, artefatos e acessórios diversos de couro. “A gestão municipal, com a Feira do Couro e a III Celebração das Culturas dos Sertões, visa construir a referência em artefatos de couro na Bahia, contribuir para a geração de renda e o desenvolvimento a partir do fortalecimento dessa cadeia produtiva, bem como promover o resgate e valorização das culturas sertanejas", afirma o prefeito de Ipirá, Ademildo Sampaio.
PROGRAMAÇÃO
Celebração das Culturas dos Sertões
Segunda-Feira 13/10
Exposição de Vaqueiros
Horário: 8h às 17h
Local: Mercado das Artes
Palestra de Abertura: Economia Criativa
Palestrante: Carmen Lúcia Lima
Horário: 8h às 12h
Local: Centro Cultural Elofilo Marques
Palestra: A Civilização do Couro- História e Vaqueiros
Palestrante: Washington Queiroz
14h às 16h
Local: Centro Cultural Elofilo Marques
Exibição do Filme Profissão de Vaqueiro e Lançamento do Livro Cultural do Sertão- Alberto Freire às 17h
Terça-Feira 14/10
Exposição de Vaqueiros
Horário: 8h às 17h
Local: Mercado das Artes
Palestra Cantada: Música dos Sertões- Fábio Paes
Horário: 14h às 17h
Local: Mercado das Artes
Quarta Feira 15/10
Exposição de Vaqueiros
Horário: 8h às 17h
Local: Mercado das Artes
Palestra: Moda de Vaqueiros
Palestrante: Germana Araújo
Horário: 14h às 17h
Local: Mercado das Artes
Quinta-Feira 16/10
Exposição de Vaqueiros
Horário: 8h às 17h
Local: Mercado das Artes
Ipirá Couro Show
Sexta-Feira 17/10
Abertura Oficial: Exposição e visitação aos stands
Horário: 18h às 22h
Shows
Tati Lima: 21h
Bate Staka: 22h
Targino Gondim: 0h
Sábado 18/10
Visitação de Estandes: 9h às 22h
Shows
Grupo de Samba Amigos para Sempre: 10h30
Lidiel e Van Figueredo: 16h
Orquestra Santo Antônio: 19h
Grupo Sertanilia: 20h
J Leno: 22h
Sela Vaqueira:0h 
Paraíba do Acordeom: 2h
Domingo 19/10
Visitação de Estandes: 9h às 22h
Shows
Grupo pé de Serra : 10h30
Grupo Samba União: 16h
Orquestra Sinfônica de Serrinha: 20h
Seu Maxixe: 21h
Dr. Ed do Forró: 0h
Share on Google Plus

About IPW Noticias

    Blogger Comment
    Facebook Comment