Header Ads

  • Breaking News

    Deputados pedem a Dilma criação de Universidade Federal do Nordeste da Bahia

    Em documento assinado por todos os 63 parlamentares, a Assembleia Legislativa vai pedir a presidente Dilma Roussef a criação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia, a UFNB. O documento será encaminhado ao Palácio do Planalto nesta quinta-feira (29). Um dos autores da indicação suprapartidária, o deputado Joseildo Ramos (PT) coletou as assinaturas dos colegas e destacou a importância da criação de mais uma universidade para o estado. “Estamos falando do maior vazio territorial do país sem uma universidade pública federal. Essa é uma luta de reparação de direitos e justiça social”, afirmou. Segundo o parlamentar, a implantação da UFNB beneficiará diretamente dois milhões de baianos em 74 municípios dos territórios da Bacia do Jacuípe, Sisal, Semiárido Nordeste II e Litoral Norte/Agreste Baiano.
    Joseildo alertou sobre o atraso histórico no desenvolvimento da educação superior baiana e aproveitou para alfinetar a oposição. “Sem dúvida, a Bahia foi preterida. Aqueles que governaram esse estado por tanto tempo foram omissos e hoje aparecem como salvadores da pátria. Deixaram de herança dois milhões de analfabetos e um estado com apenas a UFBA. Somente depois de Lula, Dilma e Wagner que a Bahia incorporou cinco novas universidades federais”, criticou.
     Avanços
    A interiorização do ensino superior e a criação de novas universidades são alguns dos principais legados dos governos Lula e Dilma. Até 2002 o Brasil contava com 45 universidades federais distribuídas em 148 campi. Entre 2003 e 2010 foram criadas 14 universidades e 126 campi. Outras quatro universidades serão criadas este ano, totalizando 63 universidades federais e 321 campi. Na Bahia foram criadas quatro novas universidades: UFRB, Univasf, UFSB e UFOB. A luta pela criação da UFNB tem mobilizado milhares de baianos. Mais de 25 audiências públicas foram realizadas no interior do estado. O projeto acadêmico está sendo coordenado pelo reitor da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), Paulo Gabriel Nacif. O governador Jaques Wagner o deputado federal Rui Costa (PT), pré-candidato à sucessão, também participam do movimento pela criação da universidade.

    Post Top Ad

    Post Bottom Ad


    ad728