PED 2013: Prazo para inscrição das chapas e das candidaturas nacionais termina dia 13

PED 2013: Prazo para inscrição das chapas e das candidaturas nacionais termina dia 13 As chapas e as respectivas teses, assim como a inscrição dos candidatos e candidatas poderão ser feitas na SORG, em São Paulo ou em Brasília, em meio eletrônico e impresso até as 20:00hs do dia 13/07
No próximo dia 13 de julho termina o prazo para a inscrição de chapas e candidatos a presidente nacional para o Processo de Eleições Diretas do PT, o PED 2013.

As chapas e as respectivas teses, assim como a inscrição dos candidatos e candidatas poderão ser feitas na SORG, em São Paulo ou em Brasília, em meio eletrônico e impresso até as 20:00hs do dia 13/07. Quem preferir pode também encaminhar a documentação através do correio eletrônico sorg@pt.org.br

Veja abaixo quais são as principais dúvidas:

Quem pode se inscrever nas chapas?
Qualquer filiado ou filiada que participou de uma atividade partidária, tenha no dia da eleição pelo menos um ano de filiação e esteja em dia com as contribuições financeiras previstas no estatuto.

Já participei de uma atividade partidária, como eu faço agora?
Você precisa procurar a direção do PT no seu estado. Para ver se o registro da sua participação já foi feito. A executiva municipal é responsável por organizar a relação dos filiados e filiadas que participaram das atividades e registrá-la no Sisfil.
Quando a Direção Municipal não tiver acesso à internet a documentação de ser enviada para o Diretório Estadual. É importante que os filiados e filiadas acompanhem este processo. O registro da atividade precisa ser feito antes da inscrição da chapa, caso contrário a chapa ficará irregular.
Quem exercem cargos eletivos, ou cargos de direção no partido encontram-se em atividade partidária permanente e têm o direito de voto garantido.

Como eu faço para pagar minha contribuição partidária?
As contribuições devem ser pagas através do SACE. Devido ao prazo de compensação bancária recomendamos que que o filiado ou a filiada que não ocupa cargo de direção, eletivo ou de confiança pague seu boleto com antecedência. Pode não haver tempo hábil para que os pagamentos feitos após este prazo sejam informados pelos bancos ao SACE. Por isso, guarde seu comprovante de pagamento. Após dois dias úteis todos os pagamentos realizados já estarão registrados no sistema. Ainda tem dúvida? clique aqui.

Quem pode se inscrever como candidato ou candidata?
Qualquer filiado ou filiada que participou de uma atividade partidária, tenha no dia da eleição pelo menos um ano de filiação, esteja em dia com as contribuições financeiras previstas no estatuto e apresente pelo menos 1.613 em nomes em apoio à sua candidatura pode se candidatar.

A lista de apoiamento precisa ter a assinatura do filiado ou filiada?
Não apenas o nome dele. clique aqui para pegar o modelo de lista de apoiamento

Para ter meu nome na lista de apoiamento de um candidato ou candidata o que eu preciso?
Apenas ser filiado ou filiada ao PT.

Quantas pessoas podem ser inscritas em uma chapa nacional?
Para o Diretório entre 24 e 110 componentes, para a Comissão de Ética ou para o Conselho Fiscal entre 2 e 8 componentes respectivamente. Além disso podem ser inscritos entre 480 e 2.132 delegados. Quem for inscrito para Conselho Fiscal ou a Comissão de Ética não pode integrar o Diretório. Ainda tem dúvida? clique aqui.

Como funciona a paridade?
As chapas e delegações devem ter igual número de homens e mulheres.

Como funciona a cota de geração?
20% dos componentes do diretório e 20% delegados inscritos devem ter menos de 30 anos de idade.

Como funciona a cota de geração?
20% dos componentes do diretório e 20% delegados inscritos devem se declarar como negro ou índio. Exceto nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul onde os percentuais são respectivamente 14%, 11%, 6% e 6%.

As listas precisam ser pré-ordenadas?
Sim. As chapas precisam decidir antecipadamente a ordem de indicação que será obedecida na indicação das vagas nas direções, órgãos e delegações, esta ordem somente será alterada quando, na composição final, não se cumprirem as cotas e o critério de paridade.

Posso inscrever uma chapa com componentes de apenas um estado?
A lista de componentes do Diretório deve ser composta por filiados e filiadas de, pelo menos, 9 estados.

Se algum filiado ou filiada precisar ser substituído?
As chapas podem fazer substituições de nomes até o dia 23 de julho de 2013.

Se houver alguma pendência com o meu registro?
As chapas devem indicar três representantes. Eles serão avisados sobre eventuais irregularidades e devem procurar os componentes da chapa para buscar uma solução.

Fonte: PT Nacional
Share on Google Plus

About IPW Noticias

    Blogger Comment
    Facebook Comment