Prefeito Ademildo vai lutar para inaugurar matadouro


"Faço, aqui, o compromisso de lutar para que até o final desse ano possamos transpor as barreiras burocráticas das licenças e inaugurar o Matadouro Municipal de Ipirá”. O compromisso foi assumido pelo prefeito Ademildo Almeida na manhã dessa quinta-feira (09/05) em reunião com os marchantes de Ipirá.
O prefeito atendeu solicitação dos marchantes para realizar uma reunião, na qual foram apresentadas algumas queixas e reivindicações da categoria. As principais dizem respeito à abertura do Matadouro Municipal, que está em fase final de conclusão de obra, e também sobre as apreensões de carne realizadas no município por prepostos da ADAB.
Os marchantes lembraram, na reunião com o prefeito Ademildo Almeida, as dificuldades da atividade de abate e venda de carne em Ipirá, devido à falta do matadouro municipal. “Os custos para levar o animal para Feira de Santana, abater e trazer a carne para vender aqui em Ipirá são grandes e inviabiliza nossa atividade”, lembrou um dos marchantes presentes.
Sensível ao problema, o prefeito reconheceu as dificuldades do comerciantes e abatedores, mas lembrou que existe um termo de ajustamento de conduta, datado de junho de 2005, junto ao Ministério Público, no qual a categoria se comprometeu a abater animais e comercializar carne dentro de condições satisfatórias de higiene, descartando o abate tradicional. “Como isso não foi feito, a fiscalização tem agido, não apenas em Ipirá, como em vários municípios, para preservar os consumidores”, lembrou o prefeito.
Na mesma reunião, que contou com a participação de vários vereadores, o prefeito Ademildo informou que os recursos para conclusão do Matadouro Municipal estão disponíveis e que resta solucionar alguns tramites burocráticos, como concessão de algumas licenças. “Esta semana, por exemplo, estive no DERBA para solicitar autorização para que uma fiação de energia para o matadouro passe sobre a estrada”, explicou.
Ficou definido na reunião, por sugestão do próprio prefeito, que uma comissão formada pelo prefeito Ademildo Almeida, o presidente da Câmara de Vereadores, Aníbal Ramos Aragão, o vereador Laelson Neves e um representante dos marchantes de Ipirá, vai procurar a direção da ADAB, em Salvador, para ampliar o prazo de adequação às exigências sanitárias de abate e venda de carne no município. O próprio prefeito Ademildo Almeida vai intermediar o encontro.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA
JORNALISTA RESPONSÁVEL: JOSÉ AUGUSTO FERREIRA
FOTOS: ORLANDO SANTIAGO

Share on Google Plus

About IPW Noticias

    Blogger Comment
    Facebook Comment